Sobre Mim
Chamo-me Duarte Carvalho
e este será o cenário onde me verás mais vezes…
Considero-me Empreendedor Digital… E se estás à espera de uma história marketeira, não a vais encontrar…
A minha vida nunca foi um mar de rosas, e continua no mesmo caminho. Afinal de contas, ser empreendedor não é fácil. Mas foi um caminho que escolhi e estou feliz com a minha escolha.
Comecei a fazer coisas no mundo digital ainda no ano 2000. Era um miúdo que se esgueirava pelo meio dos computadores da escola à procura de uma ligação à internet para fazer alguma coisa. Eu era aquele miúdo que usava o mirc para fazer palhaçada, fazer downloads de forma menos convencional e hackear uns PCs só pelo gozo.
No secundário, formatava PCs para ganhar uns trocos extra e mais alguns biscates. Mais tarde, comecei a fazer umas webpages para negócios locais. Nada de muito profissional, mas naquela altura, havia pouca gente a fazer o serviço. Dava para ter um dinheiro para levar a minha vida. Umas cervejas aqui, uns jantares ali, e assim seguia caminho.
Cheguei a ter um trabalho dito convencional, contratado por conta de outrém, no qual estive 17 anos. Foi o local onde mais aprendi sobre gestão de negócios, gestão operacional, e gestão de equipas. Foi uma aventura interessante que chegou ao fim quando teve que ser. Vim embora pelo meu pé quando decidi empreender.
No tempo que ali permaneci, especializei-me em sistemas de gestão ISO. Qualidade, Ambiente e Segurança. Apesar de olhar para o mundo digital com potencial de crescer negócios, naquela altura ainda não sabia bem o que queria.
Durante esse tempo, fui DJ nas horas vagas. Era um extra que me dava gozo fazer. E foi como DJ que comecei a fazer os primeiros anúncios e a começar a perceber como funcionava o mundo digital para negócios. Lembro-me que a primeira campanha que fiz a sério, sem ser com o botão promover, foi em 2015. E desde dai, posso dizer que nunca mais parei. Em todos os meus projetos, sempre fiz anúncios. E isso deu-me um conhecimento sobre os botões das plataformas que me vale de muito nos dias que hoje correm.
Em 2017, fui obrigado a ausentar-me do mundo da música. Sofri um acidente de trabalho em Dezembro de 2016 que me deixou sem conseguir ouvir música eletrónica. Ainda tentei forçar, com aquela fé que iria passar porque, clinicamente, estava tudo bem. Não estava… E ainda hoje, determinadas sonoridades me fazem dor de cabeça a ouvir…
Seguiu-se um blog de escrita, a pedido da minha psicóloga da altura. Como forma de combater a tristeza de o meu projeto musical ter ido por água abaixo sem ter sido propriamente por minha culpa.
Ainda foram 2 anos de um blog sem cara, falando de pensamentos e filosofias diárias. De coisas que me vinham à cabeça depois daqueles jantares de sexta-feira à noite. Mas que, a determinada altura, deixou de fazer sentido. Ainda cheguei aos 10.000 seguidores, sem saber ler nem escrever…
Seguiu-se o mundo da fotografia em 2020. Eu adoro caminhar pela natureza, e passei por locais fantásticos. Senti que devia partilhar com o mundo aquilo que os meus olhos observavam. E foi com a fotografia que entrei no Marketing Digital.
Em 2021, comprei um curso de fotografia online. E foi essa compra que me fez pensar nos negócios digitais. Não pela fotografia, mas sim a forma como o negócio estava estruturado, a forma como me foi vendido o curso, e toda a operação que envolvia aquela formação.
Foi aquele curso de fotografia que me levou à fórmula de lançamento. E ai sim… Conheci um modelo de negócio digital. Mas ainda estava demasiado verde para perceber todo o conteúdo da fórmula e como tudo se processa. Mas o primeiro passo estava ali.
Tentei criar o meu próprio negócio de fotografia com o conhecimento da fórmula de lançamento. Correu mal…
Eu não era tão bom fotógrafo como pensava, nem muito menos tinha uma oferta de valor validada…
Ainda ponderei criar um supermercado à base de produtos “Made in Portugal”. Pesquisei por fornecedores, criei um sistema de gestão, criei uma estratégia de Marketing, fiz análise dos postos de trabalho… Enfim… Criei um plano de negócio de fio a pavio. Só precisava de fundos para arrancar com o projeto. Mas senti que aquilo ainda não era para mim. Vendi o meu plano de negócio por 5.000€ em Janeiro de 2022. No final de 2023, a pessoa que o comprou, já estava com uma faturação de 1 milhão de euros anuais. Seguiu à risca o meu plano, foi fiel ao meu conceito, e em quase 2 anos, já estava a faturar acima dos 7 dígitos… Se fosse eu, talvez não tivesse chegado a esses números naquela altura…
Seguiu-se um e-commerce… Já sabia fazer anúncios e funis de venda, arranjei contactos de uns fornecedores de roupa, criei um plano de negócio e tentei a minha sorte. Falhei redondamente… E a principal falha deveu-se ao facto de eu não conhecer o nicho da moda. Mas quem nunca tentou criar um e-commerce a pensar que bastava abrir a loja e fazer uns anúncios?
Ainda vendi a plataforma por uns milhares de euros… O prejuízo foi pago e ainda ganhei uns trocos.
Em todos estes negócios, sempre fui eu a fazer anúncios. Aprendi a carregar em todos os botões e a otimizar de todas as maneiras e feitios.
Em 2023, no final do ano, a minha vida parecia ser o fundo de um poço… Sempre que tentava alguma coisa, parecia que descia mais um nível em direção ao subsolo…
Foi então que, por ironias do destino, cruzei-me com uma pessoa que me conhecia e sabia o que eu era capaz de saber, me voltou a puxar para os negócios digitais…
Lembro-me das palavras dela como se fosse hoje…
“Tu tens criatividade, tu tens conhecimento de sistemas de gestão, conheces o mundo digital, é um desperdício não voltares a dar mais uma oportunidade aos negócios digitais…”
Isso levou-me a pesquisar por trabalhos no mundo digital e acabei por conhecer uma comunidade de gestão de anúncios online. E foi nessa comunidade que levei um pontapé na boca. E que pontapé! Pessoas com menos conhecimentos do que eu, estavam a faturar milhares de euros online! E a única coisa que eles faziam era carregar em botões… Apenas carregar em botões…
2024 começou com o meu apostar das fichas todas! Ou vai, ou racha! E não foi coragem… Foi ego ferido que me levou a queimar os meus barcos…
Comecei a fazer prospeção, comecei a procurar conhecimento das coisas que me fizeram cometer erros no passado, e comecei a colocar as mãos na massa em prol dos negócios do outros. E foi então que conheci a minha missão de vida. Ajudar negócios a faturar mais com recurso ao mundo digital.
E tem sido uma viagem do caraças! Em 2024, os negócios que ajudei, tudo somado, contabilizaram mais de 1 Milhão de euros faturados, só com os anúncios online! Confesso que não foi tão difícil quanto isso… Mercado automóvel, mundo dos lançamentos, uns funis de venda bem feitos, e conseguimos lá chegar.
Podia dizer que toda a minha trajetória se deve à coragem de nunca desistir… Mas não foi coragem… Nem sei o que foi… Talvez se deva ao meu mau feitio de nunca dizer que não a um desafio. E se vejo que algo é possível fazer, eu vou atrás e tento fazer igual ou melhor…
Começo 2025 com um twist no meu negócio. Com mais conhecimento, com mais experiência, com certezas sobre o que sei fazer, como fazer e com quem fazer.
Vou na minha missão de ajudar mais negócios a faturar mais com o mundo digital, porque acredito que o mundo digital está cada vez mais presente na vida das pessoas, desde que seja feito em base de premissas e com base na honestidade, com o intuito de servir as pessoas.
Se leste até ao fim, subscreve a minha newsletter. A minha viagem ainda agora começou e muita coisa eu irei querer partilhar com aqueles que se identificam comigo…
Se te identificas com a minha jornada, entra no barco e vamos a eles!
A Sorte Protege Os Audazes